Confit de funcho com cordeiro grelhado. Como as cebolas caramelizadas, o funcho cozido lentamente torna-se profundo, rico e com sabor doce. Emparelhado com uma guarnição de ervas semelhantes a gremolata, é um ótimo acompanhamento para costeletas de cordeiro revestidas com sementes de erva-doce esmagadas.
Ingredientes (Confit de Funcho com Cordeiro Grelhado)
- 1/4 xícara de azeite extra virgem; mais conforme necessário
- 3 dentes de alho médios, 2 amassados e descascados, 1 picado
- 450g a 570g de erva-doce (cerca de 1 bulbo médio), aparado, sem caroço e fatiado longitudinalmente com 1/3 de cm de espessura (reserve algumas folhas de erva-doce para decorar)
- Sal e pimenta preta moída na hora
- 2 colheres de chá de sementes de erva-doce
- 1/4 colher de chá de flocos de pimenta vermelha esmagados
- 8 costeletas de cordeiro
- 1/4 xícara de salsa fresca picada grosseiramente
- 1 colher de chá de raspas de limão finamente raladas
- 1-1/2 colheres de sopa de suco de limão fresco; mais conforme necessário
- 1 colher de sopa de orégano fresco picado
Modo de Preparo
Aqueça o azeite em fogo médio baixo em uma frigideira grande. Adicione o alho amassado e cozinhe até ficar macio, perfumado e levemente dourado, mas por cerca de 2-1/2 a 3 minutos; não deixe ficar muito escuro, o que tornaria o sabor amargo.
Em seguida, adicione a erva-doce, misture com 1/2 colher de chá de sal e algumas pitadas de pimenta, reduza o fogo para baixo e tampe a panela. Cozinhe, mas mexendo ocasionalmente, até que o funcho fique levemente macio e translúcido, por cerca de 20 minutos. Retire a tampa e continue a cozinhar em fogo muito baixo, mas raspando ocasionalmente. Você começará a ver os sucos caramelizando na base da panela – se você quiser pode raspar e incorporar à erva-doce. Continue cozinhando até que a erva-doce esteja bem macia e doce, por cerca de 40 a 50 minutos no total. Se não for usar imediatamente, deixe esfriar, cubra e leve à geladeira por até 5 dias. Reaqueça suavemente antes de servir.
Logo depois, combine as sementes de erva-doce e os flocos de pimenta em um almofariz e pilão e esmague as sementes de erva-doce. Tempere as costeletas com sal e pimenta e pressione os flocos de pimenta e as sementes de erva-doce em todos os lados. Deixe as costeletas descansar em temperatura ambiente por 20 minutos, ou cubra e leve à geladeira por até 24 horas.
Pouco antes de cozinhar, misture a salsa, as raspas e o suco de limão, o orégano e o alho picado em uma tigela pequena; tempere com um pouco mais de sal, pimenta e suco de limão; deve ter um sabor brilhante e picante.
Em conclusão
Grelhe ou sele as costeletas em fogo médio alto, virando uma vez e ajustando o fogo conforme necessário, até cozinhar ao seu gosto, por cerca de 4 a 6 minutos no total para mal passado (55° C). Sirva as costeletas cobertas com a mistura de ervas, o confit e as folhas de erva-doce, se quiser.