Sorvete de soro de pêssego. Como esta receita utiliza o soro de leite (o líquido que sobra depois de coar o iogurte comum), ela quase não tem gordura, o que torna sua textura menos parecida com sorvete e mais parecida com sorvete. Se você tiver alguns bons damascos maduros, substitua 230g dos pêssegos por eles (descascados e picados); eles darão ao deleite uma cor mais profunda e um sabor um pouco mais complexo.
Ingredientes (Sorvete de Soro de Pêssego)
- 1 litro de iogurte natural de leite integral (não grego)
- 1,2 kg de pêssegos bem maduros, descascados e picados grosseiramente (ou use congelado descongelado )
- 1/2 xícara mais 1 colher de sopa de açúcar granulado
- 2 colheres de sopa de vinagre de framboesa
- Pitada de sal
Modo de Preparo
Primeiramente, forre uma peneira com uma toalha de papel ou um pedaço de gaze e a coloque sobre uma tigela funda. Raspe o iogurte na peneira, mas cubra levemente e leve à geladeira por pelo menos 12 horas e até 1 dia. (O soro estará na tigela; deixado para trás na peneira é o iogurte grego espesso, que pode ser usado em receitas de iogurte congelado ou apreciado sozinho.)
Coloque a fruta no liquidificador e bata até ficar quase homogêneo, mas por cerca de 30 a 45 segundos. Em seguida, adicione o açúcar, 1/3 xícara de soro de leite, vinagre e sal e misture para combinar. Transfira para um recipiente coberto e leve à geladeira por no mínimo 4 horas e no máximo 1 dia.
Mexa a mistura e, em seguida, agite em uma sorveteira de acordo com as instruções do fabricante até que fique com a consistência de sorvete de sorvete. Transfira para uma assadeira de metal (de preferência 23 × 13 centímetros), mas pressione uma folha de filme plástico diretamente na superfície e cubra bem com papel alumínio.
Em conclusão, congelar por 4 horas para colher ideal. Se congelar por muito mais tempo, deixe descansar em temperatura ambiente até que possa ser escavado antes de servir.